quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Red Hot Chili Peppers: Flea explica uso de playback no SuperBowl



Depois de ser fotografado com seus instrumentos desligados apresentação do Super Bowl, no último domingo, o baixista do Red Hot Chili Peppers, Flea, publicou uma longa carta aos fãs no site do grupo, explicando o porquê do playback na apresentação:

"Quando fomos convidados pela NFL e Bruno para jogar a nossa música Give It Away no Super Bowl , ficou claro para nós que os vocais seria ao vivo, mas o baixo , bateria e guitarra seria pré -gravado. Eu entendo a posição da NFL sobre este assunto, dado que tem apenas alguns minutos para configurar o palco, lá um zilhão de coisas que poderiam dar errado e estragar o som para as pessoas assistindo no estádio e na tv telespectadores. Não havia nenhum espaço para discussão sobre este assunto, a NFL não quer arriscar seu show a ser remendada por som ruim e ponto final."

Ele ainda justificou que tal ato não é de feitio da banda e que eles pensaram muito bem antes de tomar essa atitude, "A posição do Red Hot Chili Peppers sobre qualquer tipo de mímica é de não fazê-la... Refletimos muito antes de concordar com tudo, e além de muita conversa entre nós, falei com meus amigos do meio musical, pelos quais tenho muito respeito, e todos disseram que topariam fazer se fossem convidados, que seria algo selvagem de se fazer, que diabos" enfatizou.


Bom, o fato é que nas premiações de Grammy, Oscar, e até nos nossos nacionais VMBs e prêmio Multishow são colocadas várias bandas com estilos e vertentes diferentes pra tocar ao vivo.
Se ocorre algum problema relacionado a uma corda ou instrumento, entendo que dá pra substituir com a mesma nota em outra corda ou um roadie/auxiliar entrega outra guitarra ou baixo para continuar a performance. E a organização do SuperBowl optou pela pré gravação, por preguiça, isso é claro, e até mesmo por menosprezar a música, afinal de contas é um evento de esportivo.

O fato do Red Hot ter concordado não fazem deles menos dignos, falsos, vendidos ou qualquer outro adjetivo negativo para a história da banda, e que coloque em dúvida o talento deles, pois isso faz parte do "showbussines". 

Se fosse comigo a frente de uma banda  não perderia a oportunidade, não por medo de problemas técnicos sonoros, e sim por compreender que seria uma bela ignorância deixar essa oportunidade para trás ao se negar a fazer o playback. É compreensível esse episódio deles se submeterem a certas regras impostas pela organização do evento, o rock também tem de ter espaço, assim como muitas bandas (Inclusive ícones da música mundial) já fizeram playback em programas de TV. Julgar e condená-los por esse tipo de atitude é de uma tremenda estupidez e hipocrisia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário