domingo, 9 de junho de 2013

Glória se encontra com "(Re)Nascido"



O Glória é uma banda paulistana que nasceu em 2002 e já teve várias formações e mudanças de estilo. Em 2011 o grupo abriu o dia do Metal no Rock In Rio e foram recebidos por vaias acompanhadas de coros negativos. Alguns jornais e críticos tacharam o Glória como um metal de mentirinha, até pelo passado da banda que surgiu numa mesma época em que estavam presentes no cenário o NXZero, Fresno, Cine e outras. Sem deixar de falar que um dos fundadores da banda é um integrante hoje do NX. 


E nesta nova fase, o grupo parece ter se encontrado, musicalmente falando, pois no ano passado lançaram o álbum "(Re)Nascido", de maneira independente, que demonstra uma evolução gigantesca em relação ao disco auto-intitulado de 2009, que eles gravaram com o produtor Rick Bonadio pela Universal Music.

O CD conta com 11 faixas e a maioria das músicas bem colocadas melodicamente e até mesmo nos seus ritmos, que percebe-se influências de bandas, como Trivium, Avenged Sevenfold e Slipknot. 









(Re)Nascido começa com um certo tom pesado, da qual podemos esperar de um CD bem trabalhado por uma banda de metalcore com a música "Bicho do Mato". Destaque para mistura do vocal melódico de Elliot e a bateria gravada pelo Eloy Casagrande que saiu da banda e hoje toca com o Sepultura, e em seu lugar convidou Ricky Machado (ex-Inrótulo) para assumir a batera. Hoje em apresentações Ricky mostra uma desenvoltura que não pode se comparar com o antigo, porque ele está dando conta do recado (ASSISTA DEPOIS O CLIPE DE 'Bicho do Mato')



A segunda música do CD não agrada. "É Tudo Meu" tem um ritmo muito bom para uma letra tão fraca, daquelas que dizem nada com coisa nenhuma:'É tudo meu! é tudo meu! vai se fuder!" Considero o ponto fraco e negativo do álbum. Esta tem a presença somente de Mi.

Depois dessa, tem o single "A Arte de Fazer Inimigos" que tem uma pegada hardcore, mas não deixa de lado a agressividade. Considero uma das melhores do disco nem só pela letra, pelo conjunto todo.





Continuando...


"Presságio" é outra ótima musica. Ela é tão bem feita que se você leva os lados mais técnicos poderá concordar comigo. Com o começo de um violino e depois vem a porrada, não é qualquer banda que mistura tal instrumento com screamos. E esta música ela diz muita coisa, é uma crítica ao governo e a sociedade, na verdade. Destaque para as participações dos integrantes do grupo Teatro Mágico: Com o Fernando Anitelli alternando os vocais e Galldino no violino.


A quinta faixa do (Re)Nascido tem a "Só Eu Sei" tem uma letra marcante também, mas pela característica do Glória, nesta eu removeria o vocal mais pop de Elliot. No começo ela da uma entonada e aquela pegada hardcore (Lembrei do Dead Fish) depois vem o peso e a voz de Mi, que poderia ser só ele, volto a dizer.


Depois de "Só Eu Sei" tem a 'Desalmado' ela tem um agito diferente e chamativo, porém a letra não ajuda ela a se tornar perfeita. Essa música tinha tudo para ser muito top numa sequência de "Odeio Você!".


E o que dizer de "Pétalas"? Muito bem produzida, as melodias os vocais mais limpos os riffs, outro destaque do CD. Ela tem uma certa reflexão na composição, e sempre que ouço esta eu lembro da extinta banda canadense Alexisonfire.


A música "Renascido" começa com um ótimo riff e depois com a guitarra base dando todo o suporte para a agressividade comer solta no resto dela. A letra tem toda uma linha motivacional e muito bacana de se ver num CD deste.


"Grito" tem alguns destaques e influências que percebi. Logo na introdução tem algo similar a música "Aces High" do Iron Maiden. E depois Mi Vieira puxa "Queerooo!" tem a letra toda baseada num lance de liberdade. Com uma repetitiva que domina a música e as passagens bem rápidas com o breakdown que tem uma semelhança da música "Psychosocial" do Slipknot e depois no solinho, antes de Mi dizer "Quantas vezes eu gritei pra você me ouvir?", percebi uma outra influência de Chelsea Grin (Quem já ouviu a música 'Recreant' sabe do que estou falando)


Logo após vem "Sangue" que chega a ser mais pesada do que as outras com a bateria de Eloy bem acompanhada da presença marcante da guitarra. Essa música também tem umas lembranças da banda The Black Dahlia Murder.


Para encerrar, eles apresentam a faixa "Horizontes" uma das melhores letras, bases bem feitas, dedilhado no começo de alto nível. Com Mi cantando baixo e depois, antes da entrada de Elliot uns berros que dá uma boa diferenciada. A letra foi escrita por Lucas Silveira da Fresno que participa no vocal também. 


Bom, com diversas formações que o Glória passou e nem só por isso, por certas barreiras de alguns grupos e fãs brasileiros que criaram diante deles. Percebo que a maturidade no som da banda é evidente neste CD para quem gosta de dar uma variada no metal. Pra mim esse é o melhor trabalho do grupo paulista. Enfim, o Glória encontrou de vez a sua identidade musical.




Quer ouvir? faça o download do CD > 
http://www.4shared.com/zip/uVGt-bnk/Gloria_-__Re_nascido_CD_2012.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário