sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

A volta da Rádio Rock


Em meados de Julho de 2006, uma das maiores e mais emblemáticas rádios do Brasil, encerrava suas atividades na capital paulista. A 89 FM, conhecida por ser ‘A Rádio Rock’, saía do dial de São Paulo, cedendo espaço para uma programação pop/jovem focando maiores índices de audiência.





Seis anos depois, em 27 de Outubro de 2012, a ‘Rádio Rock’ volta a ativa no formato de web rádio, através do site http://www.radiorock.com.br, e uma nova página no Facebook, depois da atual 89.1 FM já totalmente tomada pela programação pop/jovem ter corrido sério risco de sair do ar, dando espaço para uma programação religiosa. A idéia era divulgar a web rádio. Segundo a própria equipe  “- Foi um momento de "revolta contra o sistema", liderado pelo diretor da rádio que sempre foi roqueiro e, nunca deixou de amar a marca que construiu ao longo desses anos.”

No dia 02/12, data que marca os 27 anos da rádio, Andreas Kisser (guitarrista do Sepultura) é o novo contratado da Rádio Rock, estreava na web seu programa ‘Pegadas de Andreas Kisser’ que o mesmo apresenta ao lado de seu filho Yohan.





A surpresa é que a repercussão da volta da Rádio Rock via web rádio superou as expectativas. Com pouco menos de dois meses de atividade, e uma programação que até agora executa o que se entende pelo verdadeiro rock, a página no Facebook que também conta com o player da nova web rádio, obteve mais de 140.000 likes!
Os administradores da rádio foram cativando os ‘curtidores’ da página com sorteios de ingressos para shows de grandes atrações que chegavam ao Brasil, em troca de um simples ‘compartilhar’ dos curtidores em uma foto do ingresso postada na página. Pois a web rádio também já apostava em bandas novas, como a nacional Marilia Gabriela, que gravou uma música tema de natal Rock n’ Roll, e outras nem tão novas assim, mas que fazem sucesso lá na gringa e que ainda não tiveram seus sons rolando no Brasil, como a banda norte-americana Halestorm, que concorre ao Grammy 2013 de Melhor Perfomance Hard Rock/Heavy Metal pela música ‘Love Bites (I So Do I)’.

Enfim... E por falar nessa volta triunfal. Quem nunca escutou dentro de um carro ou até mesmo no seu radinho de pilha aquela voz grave e o bordão: “- Oitenta e nove, A Rádio Rooock!”. Pois bem, isso tudo irá voltar. No meio do mês de Dezembro chegou a confirmação que realmente a programação da atual 89 FM sairá do ar para dar espaço a volta da nossa BOA E VELHA RÁDIO ROCK, e não mais a programação religiosa! (PERRRDEU, EDIR MACEDO!!). A UOL comprou a idéia junto a Rádio Rock e irá patrocinar a programação que voltou a funcionar na grande São Paulo na sua frequência original (89 MHz), com o nome de UOL 89 FM A Rádio Rock. Portanto, ouvintes da antiga, que aguardavam ansiosamente por Beyoncé, Rihanna, Lady Gaga, NX Zero, Restart, Justin Bieber, saiam da frente para os verdadeiros protagonistas dessa rádio: Red Hot Chili Peppers, Foo Fighters, Metallica, Guns, Raimundos, Charlie Brown, etc...

 



O início da mudança começou neste dia 20/12/12 as 23h15, quando a programação executou um setlist de fim do mundo, baseado nas últimas músicas que os ouvintes gostariam de ouvir antes do suposto "Juízo final" que viria a acontecer neste dia 21/12 de acordo com o calendário Maia.

E as 00h00 de hoje 21/12/12, enfim, de forma oficial, voltamos a ter uma ‘nova velha’ rádio de verdadeiro Rock (se seguir a programação que vinha sendo apresentada na web rádio) na cidade de SP. O que é até estranho de ser dito em uma cidade tão grande e roqueira como essa, mas é a mais pura verdade. Nos últimos tempos, o público roqueiro tinha somente uma opção, a Kiss FM, que também não vem com uma programação lá essas coisas. O locutor Tatola, velho conhecido pra quem acompanhava a Rádio Rock, comandou esse novo recomeço, fazendo um depoimento claramente emocionado ao lembrar que a volta da rádio que influenciou muitos jovens a montarem suas bandas e a entrarem para o nosso mundo do Rock n’ Roll, não passava de um sonho que acabou se realizando. Após o depoimento, Tatola anunciou a primeira música da nova Rádio Rock, se tratava de ‘For Those About to Rock’ do AC/DC.
Parece ter acontecido uma festa nos estúdios da 89, já que por várias vezes, ele dizia sobre o estúdio estar lotado, inclusive por ícones do rock nacional como, Japinha (CPM22) e a lenda do punk rock nacional Clemente (Inocentes, Plebe Rude). Também foi apresentada uma música especial para a volta da rádio que conta com Japinha na batera, Tavares (ex-Fresno) no baixo, Andreas Kisser (Sepultura) na guitarra, e nos vocais, Pitty, Dinho Ouro Preto, Digão (Raimundos), Badauí (CPM22), Egypcio (Tihuana).

Lembrando que a rádio organizava grandes shows para comemorar seus anos de vida. Em 1998, por exemplo, quando completava 13 anos, a festa... Ou melhor, o show de aniversário rolou no estacionamento do Anhembi com Raimundos + Helloween + Iron Maiden para terem uma idéia.




Vida longa a Rádio Rock!

LET THERE BE ROCK! \,,/


@LucasRiber
facebook.com/lucas.ribeiro.965

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário