segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Banda Siena, com o rock de atitude e ideias...


" Bandas são feitas de músicas. Ideias, vontades e desejos transformados em acordes, melodias e arranjos "

Esse parece ser o lema de uma banda independente de São Paulo. A banda Siena,  mostra uma sonoridade diversificada dentro do rock. Que atinge várias influências, e até mesmo variam, de uma pegada melódica ou um peso mais alternativo. Até hoje, foram produzidos dois EPs , o "SIENA" e o mais recente " MELHORES DIAS ". Lançados em 2010 e 2011 respectivamente.  E para conhecer um pouco mais da história da banda, tive uma rápida conversa com o baterista Arthur, o Gringo da Siena.







Banda siena


Rafael : Queria saber, como a galera se conheceu, e quem são os integrantes da banda?

Gringo :  A atual formação do SIENA consiste de: André Aoni - Vocal / Guitarra Base
Marcel Lisboa - Guitarra Solo
Rod Lage - Baixo
Gringo - Bateria
Eu conheci o Rod na facudade e tivemos outras bandas juntos antes de formarem o SIENA. Depois juntou com o Aoni, que conheceram através de amigos em comum.



Rafael : Como surgiu o nome, Siena?
Gringo:  O nome SIENA foi uma ideia do nosso antigo guitarrista, o Tupi. Ele estava viajando pela Europa e passou perto da cidade de Siena. Ele sugeriu o nome e todos nós gostamos.



Rafael: E as influências do pessoal?
Gringo: Nossas influências variam entre os integrantes, mas como banda temos diversas influências, como Foo Fighters, Incubus, Muse, Kings of Leon, Arctic Monkeys. Black Keys... Entre outras.



Rafael: Apesar do pouco tempo de existência, já passaram por algumas dificuldades?
Gringo: Sim, já passamos por diversas dificuldades. A mais recente foi a saída do nosso guitarrista Tupi, mas como os outros integrantes estavam empolgados para continuar e gravar o novo EP, a banda segue em frente. Qualquer artista que passa pela cena musical independente de São Paulo sofre bastante!


Rafael: O que carregam de positivo sobre isso?
Gringo: Como qualquer outra dificuldade na vida, o que nós levamos de positivo foi o aprendizado e também a vontade de seguir fazendo música. Bandas têm altos e baixos e por isso é importante saber se levantar e almejar uma evolução, porque o reconhecimento do público não chega de repente. É fruto de um processo árduo.



Siena - Junto Ao Chão







Rafael: Perfeito... Agora me diz, como vc enxerga as redes sociais, a internet. Como um meio para divulgar o som da banda, ajuda o suficiente?
Gringo: As redes sociais são uma grande ferramenta para as bandas de hoje. Com elas, temos muitas oportunidades que bandas não tinham antigamente, mas não podemos depender só disso. Uma banda precisa se afirmar no mercado  de outras maneiras e buscar também algum tipo de investimento financeiro.



Rafael:Existe alguma outra nova banda que você destaca, no cenário brasileiro?
Gringo: Nós gostamos bastante do trabalho da Vowe, que está tentando inserir boas influências no cenário musical brasileiro e também do Sabonetes, que já é um sucesso na cena underground paulistana.



Rafael: Bom, falando do EP, lançaram em 2011, certo? Quais as dificuldades que encontraram para produzi-lo?
Gringo: Sim, nós lançamos nosso último EP, Melhores Dias, em 2011. Uma das maiores dificuldades que encontramos ao produzi-lo foi o fato de todos estarem trabalhando em outro emprego. Nós ainda não vivemos de música e por isso, precisamos conciliar a banda com nossos empregos.



Rafael: E a repercussão do EP por parte dos críticos e fãs, como foi?
Gringo: Nossos fãs ficaram bastante satisfeitos com o EP e eles têm crescido bastante em número desde então. Nós sentimos uma evolução do primeiro pro segundo EP e  agora estamos sentindo um progresso ainda maior do segundo pro terceiro.


Rafael:Tem algo previsto para lançamento? Alguma música nova, videoclipe, EP?
Gringo:Já iniciamos a gravação do nosso próximo EP, que ainda não tem título definido. Ele conta com a produção de Rodrigo Castanho, que já trabalhou com grandes nomes da música brasileira como Mamonas Assassinas, Charlie Brown Jr., CPM 22, Fresno, NX Zero etc... Essa nova fase representa muito pra gente, pois sentimos que finalmente estamos encontrando a nossa real sonoridade. Temos muito trabalho pela frente, mas estamos muito ansiosos pra mostrar todos o resultado final. 


Rafael:Entendido... E os próximos shows, tem marcados?
Gringo: Para dar total foco à gravação, não estamos marcando shows no momento.




Rafael:Falando nisso, já ocorreu algo de inusitado em alguma apresentação?
Gringo: Quando o Tupi, nosso antigo guitarrista, ainda estava na banda, nós fizemos um show em Sto. André, e eu estava com intoxicação alimentar. Resultado? O Tupi, que também é baterista, tocou bateria e a banda se apresentou sem guitarra solo. O show precisa continuar!


Rafael: Bom, é isso... Muito obrigado pela atenção!
Gringo: Obrigado a você pelo interesse em nossa banda.


Bom, galera. Se quiserem conhecer um pouco mais do trabalho da Banda Siena, acessem os links abaixo.

http://www.bandasiena.com.br/
http://www.facebook.com/bandasiena
https://twitter.com/bandasiena
http://www.youtube.com/bandasiena



Nenhum comentário:

Postar um comentário